Se queres dançar pousa a faca

Tuesday, July 25, 2006

Pitês - a linguagem do futuro

O post de hoje vai ser dedicado exclusivamente à gramática e à linguística, mais concretamente à dialectologia, visto estar-mos tão perto de vermos formado um novo dialecto dentro da nossa sociedade. Portanto, pelas minhas contas há o português, o mirandês e agora vai passar a haver o pitês.

Depois de muito pesquisar nos resgistos históricos da linguística comecei a compreender como é que as gotas da mudança se foram juntando numa poça até se formar o dialeto que se conhece hoje por pitês.

Tudo começou quando as pessoas inocentemente, após o aparecimento dos telemóveis, decidiram (e com muita razão, é preciso sublinhar) que para poupar dinheiro era necessário abreviar as palavras e substituir algumas letras, para que o tamanho da mensagem diminuísse e consequentemente o preço da mensagem não subisse. Ok, até aí compreende-se bem o porquê dos "x" e "k" em vez de "ss" ou "ch" ou "qu", o que não se compreende é o passo seguinte em que tudo quanto é sibilante passa a ser um som fexado e agora para além de termos o mítico "axo" e "exa" passamos a ter o "xim" e o "xomox". Mas isto, meus caros, é apenas e nada mais do que a fase inicial do processo, pois não demorou muito tempo até que se começasse a acrescentar letras em vez de se tirar. E já nessa altura poderíamos ler uma mensagem algo deste género: "Olah! Comoh extax? Olha amanhah kerx ir ah praia?", como podem verificar nas palavras acentuadas como "olá" em vez de se usar o simples acento passou-se a usar o "ah". A partir daqui foi sempre a descambar, de tal modo que quando dei por ela estava a ler uma mensagem que se encontrava redigida, aproximadamente, da seguinte maneira: "Ulah! Intao xtah tuduh benhe?", já no messenger nos podemos deparar com textos escritos com barras e números "E|\|t/-\0? Xt4|-| td b3n!-!3 " (nota: para escrever esta frase demorei sensivelmente 1 min)

E já que falei em messenger, gostaria de deixar aqui uma pergunta ao fluentes em pitês:
  • Para quê tantos emoticons juntos? Vocês têm a noção que isso até faz doer os olhos a ler? Já para não falar que dá tempo ao receptor de ir buscar um cházinho à cozinha e ler o jornal, antes de finalmente, todos aqueles emoticons juntos aparecerem no ecrã e formarem uma frase.
Agora estava aqui eu em profunda meditação, tentando decidir como acabar este post quando me lembrei, ora nem mais do que uma história verídica que se passou comigo no outro dia. O meu namorado tem andado muito no forum da aquapc porque quer mudar de computador e então andou-se a informar. Ora estava eu muito sossegada a ver tv deitadinha no sofá, feliz e contente da minha vidinha, quando ele me chama para ir ler um dos posts do forum. Estava na subcategoria de Humor e curiosidades, o seguinte post feito por um dos users:

"A linguaije da moda, mt fashion...

Andava eu à pergunta de grelo no HI5 quando me deparo com isto...

"@kElE..k ANtEx de u xýr ..JAH u Er@.. & mY de@r maRy jOnE ..nUm D!@ DE Prai@.. Ok...Em M@IX Um D!@..de pUr0 #MýcO =] "

Mas afinal de contas o que vem a ser isto ?

Alguma chave com a indicação para uma taberna onde se vende bifanas a 1,5€ só para os amigos saberem e mais ninguém, ou será GX 7950 a 250€ aì em qualquer lado ?!?

Epa se alguém souber que me diga que eu também lá vou....

Dá vontade de dizer.... Ide para a escola moça... Agarra talento !!!"

Como é óbvio as replies que se seguiram a isto foram muito engraçadas... Muitos tentaram decifrar o que esta incrível frase queria dizer, mas apenas um conseguiu e a prova disso está aqui:

"Alguém pediu uma tradução?

"@kElE..k ANtEx de u xýr ..JAH u Er@.. & mY de@r maRy jOnE ..nUm D!@ DE Prai@.. Ok...Em M@IX Um D!@..de pUr0 #MýcO =] "

"Aquele.. que antes de o ser.. já o era... e my dear mary jone.. num dia de praia.. Ok.. Em mais um dia.. de puro ????? "

A ultima palavra n sei...


Antes k m perguntem como é k sei isto, eu respondo: tenho um dicionário aki em casa (leia-se "a minha irmã"... )"

Tenho a certeza que se encontram tão aterrados como eu, mas que criatura é esta que fala um dialecto tão avançado que nem as outras falantes do mesmo conseguem decifrar? Será como aqueles heruditos japoneses que sabem os 5000 caracteres kanji que mais ninguém sabe? Certamente que sim!

Isto meus amigos, é o mundo em que vivemos actualmente. Preparem-se pois o apocalipse está mais perto que nunca.

Yours truly,
Artemis.

Ps: Notei um aumento estrondoso de visitantes do blog de anteontem para ontem. Basicamente passei dos simples 30 e poucos para o dobro. Meus caros leitores não sei que calúnias andam a espalhar entre vós, mas este blog não tem, e eu passo a repetir, não tem fotos de senhoras de caracter duvidoso em poses sexies!

Sem mais nenhum assunto a tratar despeço-me calorosamente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home